Swainsona formosa ou Ervilha do Deserto - É uma planta Australiana do gênero Swainsona, famosa por suas distintas flores vermelho-sangue, cada uma com um centro preto. É uma das melhores flores silvestres da Austrália. É nativa das áridas regiões do centro e do noroeste daquele país, e se estende por todos os estados do continente australiano, com exceção de Victória.
A Ervilha do Deserto é um membro da família Fabaceae, tem folhas pinadas verdes acinzentadas, as quais estão dispostas em espiral sobre o eixo principal da planta, e em duas fileiras opostas em hastes laterais. As flores são tão diferentes de seus parentes que ela é quase irreconhecível como um membro da família das ervilhas. As flores tem cerca de 9 centímetros de comprimento e crescem em aglomerados de cerca de uma dúzia em hastes verticais ( pedúnculos ) que brotam a cada 10-15 centímetros ao longo das hastes prostatas, o que pode ser de até 2 metros de comprimento. O fruto é uma vagem com cerca de 5 centímetros de comprimento. A maioria das plantas são de crescimento baixo ou prostrado.
Trata-se de uma planta bastante rara e com um certo grau de dificuldade para o cultivo, mas vale a pena ver o resultado. As flores são lindas e surpreendentes, é uma das flores mais interessantes que já plantei. Algumas das fotos abaixo são de meu cultivo próprio, as demais são ilustrativas da beleza da espécie.
Contatos para compra: e-mail - caliandraplantaseflores@bol.com.br
Favor entrar em contato para verificar a disponibilidade e o custo da postagem.